segunda-feira, 29 de abril de 2013

Barbearia Tinoco, Barbearia de Gerações



No arruamento da Freguesia de Santo Ildefonso, da Cidade do Porto, e que homenageia Bernardo de Sá Nogueira Figueiredo, homem notável das Guerras Liberais, nomeadamente do Cerco do Porto, encontra-se a Oficina do Cabelo. A Guerra Liberal aqui em causa foi travada entre Liberais e Constitucionalistas e durou entre 1828 e 1834. Em discussão estava o respeito pelas normas de sucessão ao trono português devido à decisão das Cortes de 1828 que aclamaram D. Miguel I como rei de Portugal.

Este espaço já passou por quatro gerações sendo que a Barbearia Tinoco - primeira geração - já ninguém tem para contar história mas, compreende-se que o seu ano de fundação foi em 1930. Sabe-se, também, que o lugar foi construído em 1916 pelo Arquiteto Marquês da Silva em ART DECO - movimento popular internacional de design que durou entre 1925 e 1939 - e faz parte do Património da Cidade do Porto.

A segunda geração mudou o nome para "Cabeleireiro Sousa" de José da silva Sousa, de 69 anos, outrora Barbeiro da Força Aérea Portuguesa do Ultramar. Clotilde Sousa, funcionária do Sr. José, testemunhou a decadência da tão querida Baixa do Porto quando tomou conta do negócio do antigo patrão. Queixa-se do mesmo mal do Sr. Marinho, da Barbearia Porto: "desde as obras, o estacionamento deixou de existir e o negócio piorou". A terceira geração veio revolucionar o Espaço com a "Oficina do Cabelo", os seus penteados revolucionários e 
extravagantes.

Atualmente é um Salão Unissexo mas, mais virado para o sexo feminino. A proprietária informou-me que a superfície foi palco de muitos trabalhos de moda feitos pela geração anterior e por outras pessoas, nomeadamente estudantes de Letras e de Decoração de Interiores devido à sua história e decoração que é uma mistura de vários estilos - ecletismo - e movimentos do início do Século XX como Futurismo, Construtivismo, Cubismo e Modernismo. 

Todos os dias há turistas que entram no atual Cabeleireiro "As primeiras mulheres Barbeiras do Porto" para tirarem fotografias e admirarem a sua Art Deco.

Apesar de já terem passado pelo espaço quatro gerações distintas, a decoração manteve-se a mesma.

2 comentários: